Ciência Vs. Senso Comum

 Ciência

 

 No seu sentido mais amplo,  ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. Pode ser entendida como uma ciência experimental para diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente interconectadas. A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.

Ciência refere-se tanto a:

Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico  – um processo de avaliar o conhecimento empírico e o corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.

 

Senso Comum

 

Na nossa vida quotidiana necessitamos de um conjunto muito vasto de conhecimentos, relacionados com a forma como a realidade em que vivemos funciona. Temos que saber como tratar as pessoas com as quais nos relacionamos e também devemos de saber como nos comportar mediante a situação e local que estejamos. Estamos também rodeados de sistemas de transporte, de informação, de aparelhos muito diversos, com os quais devemos saber lidar. Estes conhecimentos, no seu conjunto, formam um tipo de saber a que se chama senso comum. Ele é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que o ser humano leva em sociedade. É por isso um saber informal, que se adquire de uma forma natural (espontâneo), através do nosso contacto com os outros, com as situações, e com os objectos que nos rodeiam. É um saber muito simples, que não exige grandes esforços, ao contrário dos saberes formais (como as ciências) que requerem um longo processo de aprendizagem escolar.

 


 

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.