Jean Piaget

          Jean Piaget - (1896-1980)

 Teoria do Construtivismo 

Jean Piaget – formulou a teoria do construtivismo, tendo como objecto de estudo o conhecimento e a inteligência. Utilizava o método clínico e a observação naturalista. A sua ideia pressupunha que a criança, no seu desenvolvimento, constrói estruturas cognitivas sofisticadas - que vão dos poucos e primitivos reflexos do recém-nascido até às mais complexas actividades mentais do jovem adulto. De acordo com Piaget, a estrutura cognitiva é um "mapa" mental interno, um "esquema" ou uma "rede" de conceitos construídos pelo indivíduo para compreender e responder às experiências que decorrem dentro do seu meio envolvente.

 

A teoria de Piaget identifica quatro estádios de desenvolvimento e um conjunto de processos através dos quais a criança progride de um estádio a outro:

1)  Estádio Sensório-Motor ( do nascimento aos 2 anos) - a criança, através de uma interacção física com o seu meio, constrói um conjunto de "esquemas de acção" que lhe permitem compreender a realidade e a forma como esta funciona. A criança desenvolve o conceito de permanência do objecto, constrói alguns esquemas sensório-motores coordenados e é capaz de fazer imitações genuínas (adquirindo representações mentais cada vez mais complexas);

2)  Estádio Pré-Operatório (2 - 6 anos) - a criança é competente ao nível do pensamento representativo mas carece de operações mentais que ordenem e organizem esse pensamento. Sendo egocêntrica e com um pensamento não reversível, á criança não é ainda capaz, por exemplo de conservar o número e a quantidade.

3)  Operações Concretas (7 - 11 anos) - conforma a experiência física e concreta se vai acumulando, a criança começa a conceptualizar, criando "estruturas lógicas" para a explicação das suas experiências mas ainda sem abstracção.

4)  Operações Formais (11- 15 anos) - Como resultado da estruturação progressiva do estádio anterior a criança atinge o raciocínio abstracto, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis e sendo capaz de pensar cientificamente.

 

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.