Experiência precoce
Como a própria palavra indica é uma experiência “antes do tempo”, isto é, na área da educação a experiência precoce define-se quando é dado um certo estímulo à criança logo muito cedo, algumas horas após o nascimento. No inicio, quando se começou a falar em experiência precoce argumentou-se que esta só podia estimular o desenvolvimento emocional em desfavor do desenvolvimento intelectual, muito recentemente é que foi aceite a ideia de esta experiência tem bastante importância no desenvolvimento intelectual. Ao estudarmos as questões relacionadas com a experiência precoce, é importante termos consciência de três factores fundamentais para o desenvolvimento, são estes factores a hereditariedade, o meio e fundamentalmente factor tempo. Pretendemos, deste modo, abordar estes mesmos factores deforma a fazer uma ligação coerente entre eles. Devido a defensores da hereditariedade defenderem que esta é prejudicada pelo meio e por sua vez os defensores do meio defenderem que este é prejudicado pela hereditariedade no que diz respeito a questões de natureza - educação não houve uma manifestação durante um longo período de tempo. Enquanto se tentava atribuir culpas sobre o que era mais prejudicial para o desenvolvimento, a possibilidade de o tempo ser um factor determinante a esse mesmo desenvolvimento era até ao momento desconhecida. Segundo os autores, o desenvolvimento resulta dos factores hereditar