Método clínico e observação naturalista

Observação

-          observação laboratorial- quando necessitam de controlar alguns factores que influenciam  o comportamento que está a ser estudado. O ambiente e a situação são determinados pelo investigador, para melhor controlar as variáveis intervenientes

- ambiente é artificial, afectando por isso o comportamento dos sujeitos

- há comportamentos que não podem ser observados em laboratório

- o sujeito tende a comportar-se como julga ser as expectativas do observador

-          observação naturalista- consiste na observação e descrição de comportamentos dos sujeitos no seu ambiente natural

 

Método Clinico

-          caracteriza-se por abranger um conjunto de metodologias e técnicas diversificadas , eu pretender estudar em profundidade um indivíduo, um assunto ou um problema

-          conhecimento objectivo e rigoroso, procurou utilizar métodos/técnicas semelhantes às utilizadas pelas ciências da natureza

-          surge como reacção ao método experimental, mais interessado em resultados finais quantitativos do que na análise do processo em estudo

-          visa a compreensão global do sujeito tendo em conta a personalidade como um todo: todas as variáveis que afectam a pessoas são consideradas

 

anamnese ou dados biográficos

-          conjunto estruturado de informações significativas passadas e presentes relativas a um indivíduo

-          em certos casos, recorre-se a outras fontes para recolher dados para poder construir a biografia do observado

entrevista clínica

-          psicólogo obtém no decorrer da entrevista informações e tem, através dessa técnica, um campo rico para observar e intervir

-          interessa observar atitudes, comportamentos, descrições, reacções

-          psicólogo pode intervir de forma estruturada, seguindo um plano preestabelecido

-          serve como meio de diagnóstico e psicoterapia

observação clínica

-          - observação directa dos comportamentos e atitudes do sujeito com o objectivo de compreensão dos problemas

testes no método clínico

-          testes de personalidade- testes projectivos- que melhor respondem ás necessidades do psicólogo. Sujeito projecta, nas situações que é colocado, características da sua personalidade

-          precauções: o sujeito não pode ser colocado, nem sentir-se, numa situação de exame e julgamento

 

 

o que é um teste:

-          são feitos testes para avaliar determinados traços e características de uma dada população

-          Pierre Pichot definiu teste como “uma situação padronizada que serve de estímulo a um comportamento que é avaliado por comparação estatística com o de indivíduos colocados na mesma situação, a fim de classificar o sujeito, quer quantitativamente, quer tipologicamente”

-          As condições em que o teste decorre devem ser claramente definida e aplicadas do mesmo modo a todos os indivíduos: material do teste, instruções, atitude do psicólogo e o ambiente em que a prova se executa

-          O resultado do teste é constituído pelo comportamento efectuado, que é diferente conforme os casos. O resultado dá 1elemento sobre algo que se está a estudar, não dá a certeza absoluta acerca de nada

 

 

 

 

Qualidades de um teste

-          Padronização- refere-se ao modo como o teste é utilizado: as condições devem ser rigorosamente as mesma. Se a padronização não for respeitada em todas as etapas, o desempenho do sujeito vão alterar-se fruto do produto das variações das condições. Por isso são estabelecidas normas de modo a assegurar a sua padronização, a sua estandardização.

-          Fidelidade- a fidelidade do teste é garantida pela objectividade da prova e da sua avaliação. É a qualidade que faz com que a mesma prova, aplicada duas vezes seguidas à mesma pessoa, dê resultados idênticos.

-          Validade- é a validade que possibilita prever aquilo que se pretende prever, permite estabelecer relações entre causa-efeito.

-          Sensibilidade- um teste tem maior sensibilidade quando apreende discriminadamente as características que pretende avaliar. É a capacidade que o teste tem de se adaptar a grupos diferentes de indivíduos

 

Tipos de testes- serve para quantificar a inteligência/aptidão/personalidade do indivíduo

-          testes de inteligência

-          testes de aptidão

-          testes de personalidade- questionários- determinar as características da personalidade de 1indivíduo. (questionário de interesses e de personalidade)

     - testes projectivos- projecta-se a realidade

 

Apreciação crítica sobre a aplicação de testes

- testes vieram descrever quantitativamente os factos psicológicos e os comportamentos

 

Vantagens

-          testes são recursos importantes, dado que constituem instrumentos de avaliação e de classificação rápidos económicos- quantificação de resultados

-          valor prático de diagnóstico

Desvantagens

-          o carácter estático dos resultados obtidos não reflecte o carácter dinâmico e complexo do psiquismo. Não reflecte a totalidade da personalidade do individuo

-          testes não têm em conta o processo, isto é, a forma como a pessoa vivenciou, como sentiu a situação do teste, bem como dificilmente apreende os raciocínios e os sentimentos subjacentes às respostas dadas. Apenas se baseia nas respostas dadas

-          ambiente é artificial

-          testes não têm em conta os condicionalismos sociais e culturais dos indivíduos

-          a linguagem utilizada apenas favorecem os sujeitos mais familiarizados com essas expressões

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