Método clínico e observação naturalista
Observação
- observação laboratorial- quando necessitam de controlar alguns factores que influenciam o comportamento que está a ser estudado. O ambiente e a situação são determinados pelo investigador, para melhor controlar as variáveis intervenientes
- ambiente é artificial, afectando por isso o comportamento dos sujeitos
- há comportamentos que não podem ser observados em laboratório
- o sujeito tende a comportar-se como julga ser as expectativas do observador
- observação naturalista- consiste na observação e descrição de comportamentos dos sujeitos no seu ambiente natural
Método Clinico
- caracteriza-se por abranger um conjunto de metodologias e técnicas diversificadas , eu pretender estudar em profundidade um indivíduo, um assunto ou um problema
- conhecimento objectivo e rigoroso, procurou utilizar métodos/técnicas semelhantes às utilizadas pelas ciências da natureza
- surge como reacção ao método experimental, mais interessado em resultados finais quantitativos do que na análise do processo em estudo
- visa a compreensão global do sujeito tendo em conta a personalidade como um todo: todas as variáveis que afectam a pessoas são consideradas
anamnese ou dados biográficos
- conjunto estruturado de informações significativas passadas e presentes relativas a um indivíduo
- em certos casos, recorre-se a outras fontes para recolher dados para poder construir a biografia do observado
entrevista clínica
- psicólogo obtém no decorrer da entrevista informações e tem, através dessa técnica, um campo rico para observar e intervir
- interessa observar atitudes, comportamentos, descrições, reacções
- psicólogo pode intervir de forma estruturada, seguindo um plano preestabelecido
- serve como meio de diagnóstico e psicoterapia
observação clínica
- - observação directa dos comportamentos e atitudes do sujeito com o objectivo de compreensão dos problemas
testes no método clínico
- testes de personalidade- testes projectivos- que melhor respondem ás necessidades do psicólogo. Sujeito projecta, nas situações que é colocado, características da sua personalidade
- precauções: o sujeito não pode ser colocado, nem sentir-se, numa situação de exame e julgamento
o que é um teste:
- são feitos testes para avaliar determinados traços e características de uma dada população
- Pierre Pichot definiu teste como “uma situação padronizada que serve de estímulo a um comportamento que é avaliado por comparação estatística com o de indivíduos colocados na mesma situação, a fim de classificar o sujeito, quer quantitativamente, quer tipologicamente”
- As condições em que o teste decorre devem ser claramente definida e aplicadas do mesmo modo a todos os indivíduos: material do teste, instruções, atitude do psicólogo e o ambiente em que a prova se executa
- O resultado do teste é constituído pelo comportamento efectuado, que é diferente conforme os casos. O resultado dá 1elemento sobre algo que se está a estudar, não dá a certeza absoluta acerca de nada
Qualidades de um teste
- Padronização- refere-se ao modo como o teste é utilizado: as condições devem ser rigorosamente as mesma. Se a padronização não for respeitada em todas as etapas, o desempenho do sujeito vão alterar-se fruto do produto das variações das condições. Por isso são estabelecidas normas de modo a assegurar a sua padronização, a sua estandardização.
- Fidelidade- a fidelidade do teste é garantida pela objectividade da prova e da sua avaliação. É a qualidade que faz com que a mesma prova, aplicada duas vezes seguidas à mesma pessoa, dê resultados idênticos.
- Validade- é a validade que possibilita prever aquilo que se pretende prever, permite estabelecer relações entre causa-efeito.
- Sensibilidade- um teste tem maior sensibilidade quando apreende discriminadamente as características que pretende avaliar. É a capacidade que o teste tem de se adaptar a grupos diferentes de indivíduos
Tipos de testes- serve para quantificar a inteligência/aptidão/personalidade do indivíduo
- testes de inteligência
- testes de aptidão
- testes de personalidade- questionários- determinar as características da personalidade de 1indivíduo. (questionário de interesses e de personalidade)
- testes projectivos- projecta-se a realidade
Apreciação crítica sobre a aplicação de testes
- testes vieram descrever quantitativamente os factos psicológicos e os comportamentos
Vantagens
- testes são recursos importantes, dado que constituem instrumentos de avaliação e de classificação rápidos económicos- quantificação de resultados
- valor prático de diagnóstico
Desvantagens
- o carácter estático dos resultados obtidos não reflecte o carácter dinâmico e complexo do psiquismo. Não reflecte a totalidade da personalidade do individuo
- testes não têm em conta o processo, isto é, a forma como a pessoa vivenciou, como sentiu a situação do teste, bem como dificilmente apreende os raciocínios e os sentimentos subjacentes às respostas dadas. Apenas se baseia nas respostas dadas
- ambiente é artificial
- testes não têm em conta os condicionalismos sociais e culturais dos indivíduos
- a linguagem utilizada apenas favorecem os sujeitos mais familiarizados com essas expressões